HANK BIER, ELEITA NO BRASIL BEER CUP, MELHOR CERVEJARIA DE PEQUENO PORTE DO PAÍS
- Eliezer Alves
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
O Paraná conquistou mais uma premiação envolvendo seu setor gastronômico. A Hank Bier, de Guarapuava, na região Central do Estado, passou a estar oficialmente no mapa das melhores cervejas artesanais do Brasil. O empreendimento foi premiado no Concurso Brasil Beer Cup, na categoria de Melhor Cervejaria de Pequeno Porte do País – onde se enquadram apenas produções de até 20 mil litros.
Ao todo, a Hank Bier conquistou 14 medalhas na competição – um dos mais respeitados concursos da América Latina –, sendo elas nove de ouro, duas de prata e três de bronze. Com o reconhecimento nacional, tanto a marca guarapuavana quanto a imagem do Paraná no meio cervejeiro são enaltecidos, mostrando a referência do Estado em um setor que atrai visitantes.
“O turismo se apropria, de maneira benéfica, de produções e itens exclusivos no Paraná, porque é uma atividade que valoriza o Estado e o que é produzido aqui, seja através dos empreendedores privados ou dos municípios. É um orgulho ver outra cervejaria local sendo reconhecida, trazendo os holofotes, mais uma vez, ao Estado e às suas cervejas especiais, referências em qualidade e sabor”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual.

Foto: Divulgação Hank Bier
A cervejaria opera com o conceito de unir a fábrica e o bar próprio – o Armazém do Malte – em um mesmo espaço, criando uma experiência completa para o público. Com o campeonato recente, o estabelecimento chega à marca de 50 medalhas conquistadas com 19 rótulos – 29 premiações apenas neste ano.
“Iniciamos com uma produção caseira e profissionalizamos em 2018. A partir de 2022 começamos a participar de eventos e competições do ramo, conquistando já de cara a nossa primeira medalha, em Blumenau, também considerado um dos maiores concursos internacionais. Estamos realizando um sonho: mostrar para o Brasil que as nossas cervejas de Guarapuava competem com os melhores do mundo”, diz Leo Sampaio, um dos sócios da Hank Bier.
De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), em 2024 o Paraná se firmou como uma das unidades da Federação com maior número de empresas do ramo, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
O setor cervejeiro tem sido um dos carros-chefes do Estado, com a indústria cervejeira investindo cerca R$ 5 bilhões no Paraná desde 2020 até o ano passado. Um exemplo é que, com apoio do programa de incentivos Paraná Competitivo, foi inaugurado em 2024 a Maltaria Campos Gerais, que possui capacidade para produção de 280 mil toneladas de malte por ano.
No ramo das competições, o Estado também é destaque. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), desde 2019 o Estado já conquistou mais de 240 medalhas e premiações somente no Festival Brasileiro da Cerveja – o maior do ramo no País. Em maio deste ano, por exemplo, a cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (Oeste), conquistou duas medalhas de ouro no World Beer Cup, em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Fonte: Viaje Paraná/AEN








Comentários